sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O amor

o amor é uma doença
uma loucura
em momento uma doçura

o amor é tão inocente
como um menino
carente em vespera de natal

o amor é cruel
quando vivi no papel
essa situação de bobo da corte

o amor pode ser doce
gostoso como manga madura
sem ao menos se trepar

o amor o amor
somente o amor

sábado, 20 de agosto de 2011

As Majas no Balcão

As Majas eram moças de classes sociais mais desfavorecidas,famosas por sua beleza,suas roupas sedutoras e estilo de vida despreocupado. Goya pintou estas duas sentadas num balcão junto a seus protetores-os Majos-,que as observam.As Majas eram conhecidas por envolvimentos amorosos vilentos e tumultuados.

Donã Isabel de Porcel

Goya criou este maravilhoso retrato de Isabel de Porcel em troca da generosa hospitalidade dispensada por ela e seu marido,quando de sua estada em Granada.A jovem está vestida de forma coquete-como as "majas" da época-,resplandecente num vestido de seda rosa e mantilha de renda preta.

O lado Sombrio da Humanidade

Goya é reconhecido como o maior pintor europeu de seu tempo.A originalidade,a emoção que emana de suas telas e a liberdade de concepção de seu estilo e colocam em destaque dentro do panorama da pintura no final do século XVIII e início do XIX.Ele foi um dos pintores que fez mais investidas pelos lados sombrios da natureza humana. Em 1814, Goya pintou duas grandes e impressionantes telas para comemorar o levante de 1808 em Madri contra a ocupação dos exércitos franceses.Essa obra primeira mostra uma batalha de rua no dia 2 de maio,e a segunda,a represália doa franceses no dia seguinte.


des

Goya

Por volta de 1800,Goya era um dos mais bem-sucedidos artistas da Espanha.Circulava livremente entre a realeza e aristocracia,e pintou inúmeros retratos de figuras da corte.E a Maja Vestida,que que se diz ser um retrato da duquesa de Alba.
A Maja Vestida é uma das obras mais conhecidas do pintor espanhol Francisco de Goya. Ela é feita em óleo sobre tela. Mede 95 cm de altura e 188 centímetros de largura. Foi pintada entre 1802 e 1805. A pintura está localizada no Museu do Prado, em Madrid na Espanha, desde 1901, depois de um longo período na Real Academia de San Fernando.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011