Em 18 de fevereiro, o Museu da Imigração inaugurou a instalação videográfica SobreNomes, que utiliza a técnica de mapping e ocupa uma parede de 13 metros na entrada da exposição de longa duração "Migrar: experiências, memórias e identidades".
Para garantir que o público possa prestigiar a produção, mesmo durante o período de quarentena, a instituição lança uma versão digital da vídeo-obra que continuará em exposição após a reabertura.
- Texto curatorial
“O que seu sobrenome representa para você?”. Essa pergunta foi o ponto de partida da campanha institucional de 2019, desenvolvida pelo Museu da Imigração. A ação buscou criar um ponto de conexão entre a história da Hospedaria de Imigrantes do Brás e das milhares de pessoas que, hoje, não se reconhecem representadas no grande painel de madeira da exposição de longa duração, que presta uma homenagem a algumas famílias que passaram por aqui.
Como uma forma de atualizar e dar continuidade a esse local tão afetivo do Museu, realizamos durante dois meses uma captação – por meio do WhatsApp – de grafias e áudios de sobrenomes do público. Ao todo, recebemos mais 1.600 nomes de famílias, de diferentes origens, de pessoas que vieram no passado e das que chegaram ao Brasil recentemente.
Nesse processo, a ação levantou algumas questões que cercam um sobrenome, em especial, o que essa palavra significa para o indivíduo e seu impacto na construção de um coletivo social. Por meio desta homenagem, buscamos dar representatividade e protagonismo a esses nomes, oferecendo também um conteúdo sensível e reflexivo sobre a interdependência entre a consciência histórica dos descendentes e o legado da migração através do tempo.
E para você? O que seu sobrenome representa?
- Ficha técnica
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
João Doria
Governador do Estado de São Paulo
Sérgio Sá Leitão
Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Cláudia Pedrozo
Secretária - Adjunta de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário