quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ai que saudades....

Ai que saudade que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais...
Me sentia rejeitada,
Tão feia,desajeitada,
Tão frágil,tola,impotente,
Apesar dos laranjais.

Ai que sudade quie eu tenho
Da aurora da minha vida
Não gostava da comida
Da minha infância querida
Mas tinha quer comer mais...
Espinafre,beterraba,
Era fígado e era fava,
E tudo que eu não gostava
Em porções industriais.

Oh dias de minha infância,
Quando eu ficava doente,
Ou sentia dor de dente,
E lá vinha tratamento!
Era uma tal de vitamina...
Mingau,remédio,vacina,
Inalação e aspirina
Injeção e linimento!

E sem falar na tortura:
Blusa de gola engomada,
Roupa de cava apertada,
Sapatinho de verniz...
E as ordens? Anda direito!
dis bom dia para sa visitas!
Que menina mais sem jeito!
Tira o dedo do nariz!
(...)

Naqueles tempos ditosos
Não podia barir a boca,
E a professora era louca,
Só queria era gritar.
Senta direito, menina!
Ou se não tem sabatina!
Que letra mais horrosa!
E pare de conversar!

Que aurora! que sol! que nada!
Vai já guardar os brinquedos!
Menina,não cupe os dedos!
Não pode brincar na lama!
Vai já botar o agasalho!
Vai fazer a lição!
Criança não tem razão!
É tarde,vai já pra cama!

Vê se penteia o cabelo!
Menina se mostradeira!
Menina novidadeira!
Está se rindo demais!
- Que amor,que sonhos,que flores,
Naquelas tardes fagueiras
Á sombbra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Ruth Rocha

Nenhum comentário: