terça-feira, 26 de junho de 2012

Cindy Lauper

Esse clip retrata a década de 80
As diferenças da década de 80 para o que vivemos atualmente é monstruosa. As alterações aconteceram sutilmente e as pessoas foram se adaptando conforme suas rotinas pediam. Falando sobre sexo, para termos uma idéia, nos anos 80 ninguém tinha costume ou obrigação de usar camisinha, a AIDS ainda estava para se espalhar e as únicas formas de acesso à pornografia eram as revistas, como Playboy ou Status.
Foi nesta década que ocorreu o BOOM da AIDS, este fantasma que começou a destruir vidas e ídolos da música. "Na década de 60 e 70 se teve a liberação da sexualidade, uma verdadeira revolução sexual. Em 80, com o aparecimento da AIDS, ficou clara a repressão desse movimento", explica a psicóloga e sexóloga Dulce Barros. Foi a partir de então que a conscientização do sexo seguro começou a se destrinchar mundialmente e as conversas entre pais e filhos, que antes eram nulas, surgiram. Nas escolas também a educação sexual se torna matéria importante.
A atitude feminina - apesar de em 60 e 70 ter estourado o feminismo - era mais pacata e passiva, como conta a sexóloga Carla Cecarello: "O rapaz não se sentia pressionado em ter uma boa performance durante o sexo, ao contrário de hoje, que a mulher exige coisas e pode até sair falando mal dele nas rodinhas femininas".
A posição feminina nos relacionamentos também mudou bastante em relação a essa década. Hoje em dia as mulheres são tão fãs do sexo casual quanto os homens: "Hoje as pessoas estão adeptas a solteirice", afirma Carla. Qualquer menina pode ir a uma festa, uma balada e "ficar" com quantos quiser sem se preocupar com sua reputação, o que era inadmissível nos anos 80.
Um garoto hoje em dia que tem acesso à internet e a diversos filmes eróticos tem que agradecer muito por ter nascido depois dos anos 90. Em 80 a internet nem sonhava em brotar no Brasil e os filmes em VHS eram caríssimos inicialmente. O mercado do sexo nesta época estava com um sorriso no rosto por causa da popularização das locadoras, mas mal sabia de quão largo este sorriso se tornaria alguns anos depois com as páginas da rede.
Internet - Informação, relacionamentos e a lei
Porém a internet não trouxe apenas a sacanagem. Agora, não só jovens, mas todo o ser humano com um computador ligado à banda larga tem acesso a milhares de informações e curiosidades sobre o sexo. Para saber como se prevenir ou onde achar um parceiro legal, basta sentar na cadeira e clicar onde interessar.

Nenhum comentário: