sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Assédio na Educação,até quando?

Olha sou Valdeci Silva de Paiva, professor da Fundação Casa, como escola vinculadora E.E.Padre Anchieta acho que alguns já sabem quem sou, sou aquele professor que mais outros professores perderam sua sala no meio do ano, que depois de lutas foi revertido a situação. Foi um ano conturbado, sofremos muitos "disses e não disses".Mas, fomos firmes e fortes no trabalho.
Sou um professor Mediador procuro sempre facilitar o processo para que a informação se transforme o conhecimento e gere novos conhecimentos. É muito importante ter intencionalidade e disponibilidade
Para instigar o aluno a agarrar os conhecimentos ,provocando reflexões e desejando o desejo de aprender. Estou sempre pensando a dinâmica da sala de aula para que o ambiente seja colaborativo.
Conheci esse projeto da Fundação Casa em 2012 e logo gostei. Me identifiquei e sempre acreditei e acredito ainda, embora algumas pessoas que está afrente não consegue fazer dele mais positivo e chegue ao objetivo maior a recuperação dos meninos que cumpre essa media. Desde o início sabia o que iria encontrar ,que iria trabalhar com classes multisseriadas é uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes. E que esses alunos ao serem apreendidos, os adolescentes devem, em tese, ficar no máximo 45 dias nos centros de internação provisória aguardando decisão judicial. Nesses períodos, os alunos devem ter aulas .E muitos desses alunos chegam com uma defasagem no ensino, alguns não são alfabetizados. Por isso gostei desse projeto sou um professor que gosto de desafios.
Meu trabalho embora seja uma sala gosto de trabalhar muito individual, gosto de dar atenção a todos ,mas vou na cadeira de cada um para ver como está sendo desenvolvendo o trabalho, e sempre dou uma atenção maior aqueles que tem menos autonomia, os não alfabetizados precisam de uma atenção maior, estou sempre levando atividades diferentes para incentivar ao aprendizado.E que me faz continuar são os alunos, seus comentários sempre presente"obrigado professor eu aprendi","ô professor quando cheguei aqui não gostava de ler e hj graças ao senhor","professor vc foi o melhor professor que tive"...E quantas e quantas vezes ouvia isso deles. Por isso acredito no projeto.
Então vou falar a minha tristeza, como disse sou professor e fazia parte o quadro de professores da Fundação Casa como casa Turiassú. Durante o ano letivo temos 4 avaliações e as primeira três recebi elogios tirei a maior nota em todas,a nota máxima é 8,só que na ultima avaliação a minha coordenadora veio com um argumento que não concordei e pedi para eles colocarem na avaliação que não concordava com aquilo que ela estava falando(nesses espaços infelizmente acontece ,muitas fofocas, coisa que detesto),ela começou a dizer que depois que voltei, depois do ocorrido que o nosso diretor nos tinha mandado embora (sem motivo), que voltei estava diferente, que não estava me ando bem com os outros professores. Eu disse que isso não era verdade tanto que trazia material de casa para todos compartilhava .Na minha ultima avaliação fiquei com 6.
Soube depois que muitos amigos meus tinha sido descredenciados (para um professor ser descredenciado tem que ser uma coisa muito séria) e estavam desesperados, que na hora da ultima avaliação ele já falava. Eu apenas ele me disse que 6 era uma boa nota..
Hoje dia 10/01/2019 fui em uma reunião da APEOSP e lá descobri que tinha sido descredenciado também e que foi um total de 28 professores descredenciados. Fiquei sem chão não sei qual foi o motivo que eles alegaram para esse descredenciamento.É para deixar qualquer um triste, mas estou tranquilo sei e conheço o meu trabalho, fiz um bom trabalho e não desistir ainda do projeto vou lutar por ele. Eu sei do quanto sou importante para ele e ele para me.
Tudo que faço me entrego por inteiro....
Queria muito entender o que se passa na cabeça de uma pessoa para descredenciar 28 professores. Desde que me entendo por gente nunca vi uma situação dessas. É verdadeiro desrespeito com a educação ,com as classe em geral é um ato anticidadão...
Eu acredito na justiça conheço algumas leis e creio que isso vai ser revertido .É ato covarde contra tudo que prega A Medida Socioeducativo. Essa é uma causa não só minha, mas de todos os professores...
Só quero ser respeitado e continuar fazendo o que sei fazer: Despertar sonhos, e fazer acreditar que o amanhã é possível, sempre como caminho a educação ...

Nenhum comentário: